A cidade de Pareci Novo, a 63 km de Porto Alegre, está isolada pelas águas. O transbordamento do Rio Caí e dos arroios da região inundaram a rodovia que liga o município de 3.479 habitantes a Montenegro, na mesma região. O prefeito Oregino José Francisco (PDT) mandou levar as famílias atingidas pela inundação para um antigo seminário. "A situação está muito difícil por aqui. As aulas foram suspensas e o comércio está parado", disse o prefeito, que acrescentou: "É impossível chegar e sair daqui por via terrestre. Se a situação não melhorar, já tememos um desabastecimento de água potável".
Na vizinha São Sebastião do Caí, três mil pessoas foram atingidas pela inundação. Conforme a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 70% da área urbana do município está alagada. Na vizinha Montenegro a situação também começa a se complicar, pois mesmo que a chuva tenha parado, as águas do Caí continuam subindo e algumas ruas do município estão alagadas.
A chuva que caiu durante todo o final de semana no Rio Grande do Sul também provocou problemas na região metropolitana de Porto Alegre, onde cinco mil pessoas estão sem energia elétrica nas cidades de São Leopoldo, Novo Hamburgo e Canoas. De acordo com a Defesa Civil, seis municípios já pediram que fosse decretada situação de emergência: Aratiba, Itatiba do Sul, Barra do Rio Azul, Bom Princípio, Erval Grande e Cruz Alta.