Uma chuva de grande intensidade causou alagamentos e deixou 140 pessoas desalojadas, na noite deste sábado, 18, em Caraguatatuba, litoral norte de São Paulo. Os bairros mais atingidos foram Jardim Santa Branca, Olaria e Santa Rosa.

continua após a publicidade

De acordo com a Defesa Civil, os desalojados foram para a casa de parentes e, na manhã deste domingo, 19, já voltavam para suas residências. A cidade já tinha outras 78 pessoas desabrigadas em razão de outro temporal na sexta-feira, 17. Dois imóveis, atingidos por deslizamentos, foram interditados.

As chuvas causaram alagamentos em outras cidades do litoral norte. Em São Sebastião, houve quedas de árvores e deslizamentos de encostas. No sábado, uma passarela sobre o Rio Una desabou no bairro do Una, na Costa Sul. Uma encosta cedeu no bairro Enseada e uma casa foi interditada pela Defesa Civil. Os moradores foram para a casa de parentes.

Também houve deslizamento de encostas no bairro das Cigarras, causando a queda de um poste e a interdição do acesso. A chuva alagou o recinto da tradicional Festa de São José, na Topolândia, área central, e o evento teve de ser adiado.

continua após a publicidade

Em Ilhabela, deslizamentos interditaram a via principal do bairro dos Barreiros, no sábado. A queda de um muro de contenção atingiu sete imóveis nos bairros Barra Velha e Itaguaçu. Dois deles desabaram e um dos moradores se feriu. Os outros três foram interditados pela Defesa Civil.

Quatro famílias foram levadas para casas de parentes e duas foram abrigadas numa escola municipal. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas e Desastres Ambientais (Cenadem), nas últimas 72 horas choveu 133,3 milímetros na região.

continua após a publicidade

Em Santos, já no litoral sul, uma chuva forte na tarde de sábado causou deslizamentos em áreas de encostas, atingindo a rede elétrica e causando a interdição de ruas e avenidas. Os locais afetados, nos morros de São Bento, Caneleira, Tetéu e Boa Vista, são considerados áreas de risco.

Ao menos trinta casas estão sendo monitoradas. De acordo com a Defesa Civil, foram registradas mais de 30 ocorrências de deslizamentos em quedas de árvores em toda a cidade. Nas últimas 72 horas, até o meio-dia deste domingo, havia chovido 285,5 mm na cidade, superando a média histórica de todo o mês de março nos últimos 25 anos. A chuva acumulada deste mês há chega a 503,7 milímetros, quase o dobro da média.