As fortes chuvas que atingem o Estado de São Paulo desde o início do ano ocasionaram nesta semana alagamentos em diversas regiões do interior paulista. Na cidade de Bananal, as enchentes e deslizamentos de terra causaram queda de muro e danos em imóveis. Segundo a Defesa Civil, seis pessoas estão desalojadas, e duas residências e um prédio público foram danificados.

continua após a publicidade

Em São Lourenço da Serra, as chuvas elevaram o nível do Rio São Lourenço, que corta a cidade, causando alagamentos nos bairros Centro, Terezas e Zé Cozinheiro. Cerca de 150 pessoas foram afetadas, das quais cinco estão desalojadas. Os alagamentos atingiram 43 imóveis. Desses, 39 residências ficaram danificadas e uma foi destruída. Três prédios públicos acabaram danificados: uma escola municipal, uma unidade de saúde e uma creche.

Segundo a Defesa Civil, as chuvas na tarde de ontem causaram pontos de alagamento e inundações de vias públicas na divisa de Itaquaquecetuba com São Paulo, nos bairros Itaim Paulista, próximo à Avenida Marechal Tito, e Jardim Romano, onde o alagamento afetou a circulação das linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

A chuva também provocou o transbordamento do córrego Carioca, afluente do córrego Três Pontes, todos localizados no Itaim Paulista, e ainda o alagamento da Rua Desembargador Aderito Pereira da Silva.

continua após a publicidade

Protesto

Cerca de 20 moradores da zona leste de São Paulo protestaram na manhã de hoje contra os constantes alagamentos sofridos na região. O grupo interditou totalmente a Avenida Córrego Três Pontes, no Itaim Paulista, por volta das 8h30, colocando os móveis estragados pelas enxurradas na via e depois ateando fogo. Segundo a Polícia Militar (PM), ninguém ficou ferido e não houve prisão. Os manifestantes já liberaram a avenida e a manifestação continua pacífica.

continua após a publicidade