As fortes chuvas do final de semana, seguidas de pancadas nesta segunda-feira, deixaram um saldo de 9.600 pessoas afetadas e 237 residências danificadas em diversas regiões do Rio Grande do Sul, conforme levantamento prévio da Defesa Civil. No sábado, um motorista morreu arrastado pelas águas em Veranópolis.

continua após a publicidade

No final da tarde desta segunda-feira, ainda havia 20 famílias desalojadas em Panambi e dez em Getúlio Vargas. Ao mesmo tempo, o tráfego por algumas estradas vicinais ou intermunicipais permanecia interrompido, por alagamentos ou deslizamentos, em Fagundes Varela, Cotiporã e Venâncio Aires.

 

Desde sábado, os prefeitos de oito municípios – Maximiliano de Almeida, Paim Filho, Alegrete, Não-Me-Toque, Fagundes Varela, Santa Cecília do Sul, Bom Jesus e Getúlio Vargas – encaminharam notificações preliminares de desastre natural à Defesa Civil indicando que poderão decretar situação de emergência nos próximos dias.

continua após a publicidade

A previsão da meteorologia para esta terça-feira é de pancadas de chuva no norte e nordeste do Rio Grande do Sul. Nas outras regiões, o céu ficará parcialmente nublado.