As chuvas que atingem o Estado de Mato Grosso do Sul já deixam dez cidades em situação de emergência: Aquidauana, Bela Vista, Campo Grande, Cassilândia, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Miranda, Novo Horizonte do Sul, Porto Murtinho e Santa Rita do Pardo. A previsão da Defesa Civil é a de que mais seis municípios também entrem no estado de emergência.

continua após a publicidade

Hoje, ao lado do governador André Puccinelli, o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, sobrevoou as três cidades mais atingidas pelas chuvas – Aquidauana, Anastácio e Dois Irmãos do Buriti – e anunciou a liberação de R$ 5 milhões para a recuperação dos municípios.

De acordo com levantamento do governo estadual, serão necessários cerca de R$ 5,4 milhões para a reconstrução de quatro pontes destruídas pelas chuvas e que causaram o isolamento de comunidades. Ainda não há dados oficiais sobre o total de desabrigados (aqueles que perderam tudo e precisam de abrigos públicos), mas, segundo previsão da Defesa Civil, o número pode chegar a 15 mil famílias.

continua após a publicidade