A chuva de meteoros Gemínidas, ou Geminídeas, poderá ser observada em todo o Brasil na noite desta quinta-feira (14). O pico desse fenômeno acontece quando os meteoros entram velozes na atmosfera da Terra, a uma velocidade de 260 mil km/h e aparecendo para nós como uma chuva de “estrelas cadentes”. Não se esqueça de fazer seu pedido, conforme diz a tradição.
A Geminídas ocorre uma vez por ano na Terra, sempre em dezembro, pois é o mês que normalmente nosso planeta, em sua trajetória ao redor do Sol, está cruzando a órbita do asteroide 3200 Phaeton, onde há milhares de pequenas rochas e destroços do asteroide no espaço.
+Relembre! Meteoro risca o céu e pode ser visto de Curitiba; Vídeo!
Se o céu estiver limpo, é possível ver até 120 estrelas cadentes por hora no céu, no momento de pico do fenômeno. A visualização da chuva de meteoros começa por volta das 23h desta quinta.
Segundo o Simepar em Curitiba o céu estará favorável para visualização do fenômeno. O céu promete estar limpo e a temperatura beirando os 20ºC a partir das 19h.
>> Tudo sobre a ocorrência de meteoros no céu paranaense e curitibano
Como ver os meteoros gemínideos
Para observar os meteoros não é necessário nenhum instrumento específico, apenas seus olhos após cerca de 20 minutos para se acostumar com a escuridão da noite. O ideal é estar em uma região bem escura, longe das luzes da cidade e ter a sorte do céu estar limpo de nuvens. É preciso ter paciência e ficar atento ao céu, pois este fenômeno acontecem em questão de segundos.
Manda pra Tribuna!
Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉