O Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc) de Santa Catarina tem registrado desde ontem ocorrências de danos em 11 municípios devido a ventanias e queda de granizo. As cidades de Vargem, Erval Velho e São José do Cerrito decretaram situação de emergência. Também registraram danos, provocados por granizo, os municípios de Mondaí, Papanduva, Joinville, Ipumirim, Irani, Capinzal e Arabutá. Caçador registrou ocorrência, porém devido a um forte vendaval que atingiu o município, ontem, deixando 147 residências danificadas.
Em Vargem, 450 residências ficaram danificadas; aproximadamente, 1,6 mil pessoas desalojadas; e 130 sofreram ferimentos leves. Em Erval Velho, 24 residências ficaram danificadas e 380 pessoas foram afetadas. Em São José do Cerrito, 250 residências foram danificadas e 1016 pessoas desalojadas.
Segundo o diretor do Dedc, capitão Márcio Luiz Alves, há notícias de outros municípios atingidos, mas ainda estão sendo realizados levantamentos para verificar a necessidade de auxílio. A Defesa Civil alerta que o mau tempo deve continuar amanhã, com chuvas e trovoadas na madrugada. No decorrer do dia, o sol volta a aparecer, porém haverá o aumento de nuvens e a partir da tarde haverá condições de novas pancadas de chuvas devido a uma nova frente fria.