As fortes chuvas que atingiram parte do Estado de Santa Catarina nos últimos dias afetaram 47 municípios, sendo que em 14 deles já foi decretada situação de emergência.
Segundo informações atualizadas no final da noite desta segunda-feira, 26, pela Defesa Civil Estadual, o total de desalojados – pessoas que tiveram de deixar temporariamente suas casas – chega a 4.669. Já a quantidade de pessoas consideradas desabrigadas – que perderam a casa onde viviam – é de 527. O número de feridos é de apenas 10. Não há registro de mortes até o momento.
Chega a quase 125 mil o número de pessoas afetadas direta ou indiretamente pelas chuvas. As cidades que decretaram estado de emergência são: Anchieta, Bela Vista do Toldo, Caçador, Concórdia, Dona Emma, Lebon Régis, Matos Costa, Penha, Nova Itaberaba, Presidente Castelo Branco, Rio das Antas, Rio do Campo, Timbó Grande e Xavantina.
O governo do Estado encaminhou nesta segunda-feira, 26, à Secretaria da Defesa Civil Nacional, um pedido inicial de recursos no valor R$ 6,5 milhões para que sejam atendidos os municípios afetados pelas chuvas. Entre as áreas de maior preocupação estão o meio-oeste e o Alto Vale do Itajaí.
![Grupos de WhatsApp da Tribuna](/resources/images/blocks/whatsapp-groups/logo-whatsapp.png)