Chuva ameaça mais moradores de Atibaia e Capivari (SP)

Moradores de Atibaia e Capivari, no interior de São Paulo, sofreram hoje com as consequências da chuva que castiga a região desde o fim de dezembro.

Em Atibaia, a Prefeitura trabalha na remoção de 48 famílias da Vila São José. Algumas famílias ainda resistem em sair do local, uma ocupação irregular. O município teve 500 famílias atingidas pelas chuvas desde 1º de janeiro.

Publicado na terça-feira, um decreto regulamenta o auxílio Bolsa Moradia para ajudar as famílias prejudicadas pela cheia do Rio Atibaia. Com dinheiro do Fundo Municipal de Habitação, a Defesa Civil e a Secretaria de Ação Social vão selecionar famílias que se encaixem nos critérios para receber R$ 300 ao mês, durante até seis meses, para pagar aluguel fora das áreas de risco.

Capivari e Campinas

Em Capivari, 420 pessoas de 11 bairros, somando as famílias que já estavam alojadas desde a enchente do fim de dezembro de 2009, ocupam abrigos da prefeitura em quatro escolas e um ginásio de esportes. Desde a madrugada de terça-feira, 41 famílias foram retiradas de suas residências.

Segundo informações oficiais da administração municipal, o nível do Rio Capivari chegou a 3,35 metros na manhã desta quinta-feira, 2,55 metros acima do nível normal. A previsão é de que a água continue subindo em continuidade das chuvas.

Embora registre pontos de alagamento com as chuvas pontuais, Campinas não apresenta uma situação crítica como as de Capivari e Atibaia. A região mais prejudicada foi a sudoeste, em bairros como Ouro Verde e Viracopos. A Defesa Civil estima que cem famílias de Campinas tenham sido atingidas pelas chuvas dos últimos dias.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna