Chinaglia afirma que não há acordo para regulamentação de centrais sindicais

Brasília – Ainda não há acordo para votação do projeto de lei que regulamenta as centrais sindicais no Plenário da Câmara dos Deputados, informou nesta segunda-feira (10) o presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP).

De acordo com Chinaglia, as obstruções às votações no Plenário na última semana, embora tratassem de outras medidas, estavam relacionadas a esse projeto. A próxima sessão plenária está marcada para amanhã.

"É da política, é regimental [ou seja, está de acordo com as regras da Câmara]?, comentou. ?Até porque muitas vezes os parlamentares, por circunstâncias também da política, preferem fazer obstrução pública de um jeito, e fazer acordos mais reservadamente porque, senão, não se consegue fazer acordo."

Antes de votar o projeto das centrais sindicais, os deputados terão de votar a Medida Provisória 404, de 2007, que aumenta de cinco para dez dias o período de pagamento dos benefícios da Previdência de até um salário mínimo na rede bancária.

Questionado se a votação do Orçamento Geral da União, marcada para quarta-feira (12), poderia atrapalhar as votações no Plenário, Chinaglia disse que não se pode esperar que a comissão mista responsável pelo assunto chegue a um acordo.

"Nós estabelecemos um prazo inicial até final de fevereiro, então acho que a segunda semana de março extrapola um pouco o prazo. Eu tenho conversado com o presidente [do Senado] Garibaldi Alves Filho [PMDB-RN], portanto nossa intenção é colocar a votação", disse.

Nesta terça-feira (11) Garibaldi deverá se reunir com os líderes partidários e integrantes da Comissão Mista de Orçamento para tentar mais uma vez um acordo que possibilite essa votação.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo