O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, afirmou hoje que a companhia petrolífera norte-americana Chevron será notificada na segunda-feira sobre a realização de uma auditoria “de padrão internacional” em todas suas instalações no litoral do Rio.
“Ela (a Chevron) vai pagar. Deve custar algo em torno de US$ 5 milhões”, disse Minc. “Primeiro será a Chevron, depois serão todas as outras empresas (petrolíferas) que operam no Rio”, acrescentou.
O secretário disse que a exigência não é nova, está prevista em lei estadual e já foi feita a companhias brasileiras como a Petrobrás e a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). “Numa entrevista coletiva com a imprensa estrangeira dois dias atrás, me perguntaram se eu não estava dando muita dura porque a Chevron é americana. Eu disse que estão confundindo, que aqui não tem chavismo.”
Minc também afirmou que na terça-feira a Procuradora Geral do Estado (PGE) vai ingressar com uma ação civil pública indenizatória contra a Chevron. “O teto mínimo é de R$ 100 milhões. Estamos reunindo dados da biologia marinha que foi afetada.”