Chávez e Lula visitam canteiro de obras de refinaria em Pernambuco

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, acompanhará o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em visita ao canteiro de obras da Refinaria Abreu e Lima, no Complexo Portuário de Suape, em Pernambuco. A visita, no entanto, não significa que a Petrobras e a petrolífera venezuelano PDVSA tenham finalmente chegado a um acordo quanto à operação conjunta do empreendimento. Por enquanto, a parceria não passa de intenção. 

O gerente-geral da refinaria, Ricardo Barreto, informou que a constituição de uma empresa mista ainda está em fase de estudos técnicos e as negociações dependem de acerto bilateral para a exploração de Carabobo 1, na Faixa do Orinoco.

?Continuamos em estudos, junto com a Venezuela, na formação de uma parceria para a refinaria aqui no Brasil e para a produção de petróleo na Venezuela. A princípio, nenhum acordo vai ser firmado?, disse o gerente-geral da refinaria.

Em dezembro passado, durante visita do presidente Lula a Caracas, Petrobras e PDVSA anunciaram acordo quanto à participação acionária na Refinaria Abreu e Lima ? 60% da empresa brasileira e 40% da petrolífera venezuelana. Mas a parceria, efetivamente, não foi formalizada, esclarece o gerente-geral da refinaria.

Em setembro de 2007, diante do impasse entre os acionistas, a Petrobras decidiu começar sozinha as obras da refinaria e deu início à terraplanagem da área doada pelo governo de Pernambuco. Em dezembro, Lula e Chávez tentaram impulsionar a joint venture, mas o máximo que conseguiram foi a definição da participação acionária da futura parceria, caso venha a se concretizar.

A Petrobras, segundo Ricardo Barreto, está disposta a continuar sozinha no projeto de cerca de US$ 4,05 bilhões, com previsão de início das operações no segundo semestre de 2010. 

?Em termos financeiros, é sempre bom poder dividir o investimento, mas não é fundamental. A Petrobras não requer, necessariamente, um sócio para conduzir essa refinaria?, afirma Barreto, frisando que a Abreu e Lima sempre esteve no planejamento estratégico da Petrobras pois havia necessidade de uma nova refinaria no Nordeste.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo