O centro de São Paulo viveu um dia de Pelourinho de Salvador neste domingo, 7, com a passagem de dois blocos de axé e com a apresentação do baiano Moraes Moreira. Estreantes no carnaval de rua paulistano, o Bloco do Desmanche e o Domingo Ela Não Vai levaram para as regiões da Rua Augusta e do Vale do Anhangabaú mais de 20 mil fãs dos hits da música baiana dos anos 1990, como a das bandas É o Tchan, Cheiro de Amor e Terra Samba.

continua após a publicidade

O sucesso de público surpreendeu até os sócios Rodrigoh Bueno, de 32 anos, e Alberto Pereira Junior, de 29, criadores do Domingo Ela Não Vai. “Fizemos um bloco para amigos amantes do axé. Quando fizemos a inscrição na Prefeitura falamos que iriam 500 pessoas e usaríamos um carrinho de supermercado para levar a caixa de som. Mas vimos pelas redes sociais que muita gente tinha interesse e tivemos de correr com a estrutura”, disse Bueno.

Há um problema conceitual no bloco +QVip Carna Bahia, que desde 2011 anima o carnaval da Barra Funda. A festa já era anunciada, em Facebook, flyers e outros locais, como micareta. “Micareta é a denominação dada no Brasil ao ‘carnaval fora de época'”, diz a Wikipedia. A micareta paulistana, porém, acontece no domingo de carnaval.

“Mas micareta é carnaval o ano todo, não é? Então vale também para domingo de carnaval”, foi a resposta que a reportagem ouviu de Bismark Lewis, da equipe de divulgação do bloco. “No fundo, o nome é mais para chamar a atenção mesmo”, completou Amanda Gi, da mesma equipe.

continua após a publicidade

Sucessos

À noite, no Largo da Batata, em Pinheiros, Moraes Moreira atraiu um multidão. “Chegou a hora de São Paulo mostrar o valor do seu carnaval”, anunciou o artista.

continua após a publicidade

Em cerca de uma hora de apresentação, como convidado da banda Orquídeas do Brasil, ele emendaria 16 sucessos de sua carreira, começando por Brasil Pandeiro que, com outras quatro canções entoadas – Swing de Campo Grande, Mistério do Planeta, Preta Pretinha e A Menina Dança – integram o antológico disco Acabou Chorare, dos Novos Baianos – conjunto que Moreira integrou.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.