Centenas de pessoas se concentravam ao redor da praça General Osório, em Ipanema, na zona sul do Rio, para o desfile do tradicional bloco Simpatia é Quase Amor, na tarde desde sábado. Milhares de pessoas deverão acompanhar o cortejo até a Avenida Vieira Souto, na orla de Ipanema.
Pela manhã, integrantes do bloco Céu na Terra comemoraram os 15 anos de desfiles pelas ruas do bairro de Santa Teresa, na região central. Pelo menos 2 mil pessoas acompanharam os 80 músicos. A falta de banheiros químicos provocou reclamações – apenas 100 foram instalados na região. Muitos cariocas se encontraram na estação das barcas, na Praça 15, para seguir até a Ilha de Paquetá, na Baía de Guanabara, onde seria realizado no fim da tarde o desfile do Pérola da Guanabara.
Estão previstos desfiles de mais de 100 blocos neste fim de semana de “pré-carnaval”. No domingo, o tradicional Cordão do Boitatá sai às 8 horas, na Rua do Mercado, no centro. O Suvaco do Cristo, que completa 30 anos, parte às 9 horas da esquina das ruas Faro e Jardim Botânico, na zona sul. O Gigantes da Lira, frequentado por muitos pais e mães com crianças, também sai às 9h, na Rua General Glicério, em Laranjeiras, na zona sul. O Bloco da Preta desfilará este ano na Avenida Presidente Vargas, no centro. Já o clássico Escravos da Mauá parte às 13h do Largo de São Francisco da Prainha, na região portuária. O Timoneiros da Viola sai às 14h no Parque de Madureira, na zona norte.