Apenas 29% das bibliotecas públicas municipais (BPM) oferece internet para usuários. Na Região Sudeste, o número é ainda menor: 26%. Os números foram reunidos no 1º Censo Nacional das Bibliotecas Públicas Municipais, realizado entre setembro e novembro do ano passado e divulgado hoje pelo Ministério da Cultura. De todos os 5.565 municípios brasileiros mapeados no ano passado, 420 não contavam com nenhum espaço de leitura.
Dos municípios sem biblioteca, 62 estão no Maranhão. Em São Paulo, 51 municípios não têm biblioteca, o que representa 7,9% do total de 645 municípios do Estado, média similar à nacional (8%, em números arredondados). No Brasil, 79% dos municípios possuem BPMs em funcionamento, 1% estão com BPMs em fase de reabertura e 12% dos municípios estão em processo de implantação das BPMs.
Entre as variações regionais, o Censo constatou que os espaços da Região Sudeste têm os maiores acervos; no Norte, emprestam-se menos livros; os nordestinos são os maiores frequentadores de bibliotecas do País e as bibliotecas do Sul são as mais informatizadas. “São números desafiadores”, analisou a presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Nêmora Arlindo Rodrigues. “Falta conscientização dos dirigentes para a importância da biblioteca e da leitura.”