O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, lamentou hoje (17) a morte do brasileiro Luiz Carlos da Costa, representante especial adjunto do secretário-geral das Nações Unidas (ONU) no Haiti, uma das vítimas do terremoto que devastou o país caribenho na última terça-feira (12).
Em nota endereçada à família de Costa, o ministro diz que recebeu a notícia da morte do diplomata brasileiro com com enorme tristeza. “Tive a grande satisfação de conhecê-lo pessoalmente e, como brasileiro, acompanhei com orgulho sua brilhante trajetória nas Nações Unidas, especialmente, em assuntos relacionados às missões de paz. No Haiti, testemunhei sua capacidade de liderança, sensibilidade para as dificuldades do povo haitiano e sentido de dever público”, diz o texto.
Amorim destacou o “apreço e admiração profissional” que todos os diplomatas brasileiros tinham por Luiz Carlos da Costa. Segundo o ministro, Costa continuará sendo exemplo a “inspirar gerações de brasileiros”. O ministro conclui manifestando à família, em seu nome e do governo, “profundo reconhecimento pelo trabalho de Luiz Carlos, um grande militante da paz, cujo exemplo continuará a inspirar gerações de brasileiros.”