Um grande portal colorido, que está sendo construído na entrada do Imin Center, dará as boas-vindas a todos os participantes da solenidade que comemora, no Paraná, os 100 anos da imigração japonesa. O Aitakuba (portão de encontro) terá oito metros de altura e será todo enfeitado com 11 mil origamis em forma de cata-ventos.
O portal representa a união dos dois países. De um lado estará a ilha Brasil e de outro, a ilha Japão. As duas estarão unidas por um arco-iris, formado por cerca de 11 mil cata-ventos. A construção do portal envolve o trabalho de 40 a 50 pessoas, dentre essas 30 senhoras que trabalham na produção dos cata-ventos.
Cerca de 300 peças foram confeccionadas por crianças da cidade japonesa de Kobe e enviadas ao Brasil como um presente pelos 100 anos da imigração. ?Isso mostra que nosso evento não envolve apenas voluntários japoneses e brasileiros no Brasil, mas também mexe com os japoneses do Japão?, comenta Luiz Carlos Adati, coordenador executivo das comemorações da Imin 100-Paraná.
?Estamos preparando uma grande festa de integração entre os dois povos. Aqui se reunirão famílias japonesas e brasileiras e eu gostaria de convidar todos para estarem aqui no dia 22 de junho?, diz o presidente da comissão organizadora das comemorações da Imin 100 Paraná, Luiz Nishimori.
O engenheiro responsável pela construção do portal, Luiz Omoto, informa que o portal também ostentará o Haiku, de autoria do japonês Yoshimitsu Hiroi, que, traduzido, significa: ?Se você quer me encontrar, venha a essa ponte de arco-iris?.