Brasília

– A Justiça Eleitoral do Pará cassou ontem a candidatura de Simão Jatene (PSDB), líder na corrida à sucessão do governo estadual com 37% das intenções de voto, segundo pesquisa Ibope. Jatene é o candidato do governador Almir Gabriel (PSDB) e foi condenado por ter se beneficiado do trabalho de servidores públicos e do uso de dois aviões do estado em sua campanha, o que é proibido pela lei eleitoral.

O candidato vai recorrer ao plenário do próprio Tribunal Regional Eleitoral e, também, poderá apelar ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Simão Jatene classificou como “absurda” a decisão. “Desafio qualquer pessoa a provar que usei a máquina administrativa do governo na campanha”, afirmou o candidato. Mesmo com a cassação, Jatene diz que vai continuar a campanha. Segundo a pesquisa Ibope desta semana, Jatene tem 37%, contra 24%, de Ademir Andrade (PSB), e 20%, de Maria do Carmo (PT).

A candidatura de Jatene foi cassada pelo juiz federal auxiliar na propaganda eleitoral Glaucio Ferreira Maciel Gonçalves. Na mesma decisão, o juiz multou o governador Almir Gabriel em R$ 20 mil, por ter colocado os servidores e as aeronaves à disposição do seu candidato.

continua após a publicidade

continua após a publicidade