A Secretaria de Saúde de Mato Grosso está em estado de alerta para as ocorrências de dengue em todos os 141 municípios mato-grossenses. Da quinta-feira da semana passada até hoje foram notificados 1.912 novos casos da doença no Estado, segundo dados divulgados hoje pela Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde. Neste ano já foram notificados 44.075 casos de dengue, dos quais 1.314 considerados graves. O número de ocorrências cresceu 303,5% em relação a igual período do ano passado.
Segundo a secretaria, neste ano foram registradas 47 notificações de óbitos por dengue, dos quais 42 foram confirmados e cinco estão sob investigação. Cuiabá lidera o número de ocorrências, com 11.379 casos, sendo 320 considerados graves. Na capital mato-grossense foram registrados 12 óbitos provocados pela doença, dez com confirmação e dois sob investigação. No município vizinho de Várzea Grande são 11.379 notificações, com nove mortes confirmadas e duas sob investigação.
A Secretaria de Saúde informa que neste momento atua em conjunto com as prefeituras dos municípios com maior número populacional em vistorias técnicas e reorganização dos serviços de vigilância para reduzir casos. Em Cáceres (225 quilômetros a noroeste de Cuiabá) e Aripuanã (976 quilômetros ao noroeste da capital), está sendo utilizado o bloqueio químico com Ultra Baixo Volume (UBV pesado), o chamado fumacê. Os municípios de Cuiabá e Várzea Grande desenvolvem trabalhos de limpeza e bloqueios químicos em determinados bairros, além de reforço nas visitas dos agentes comunitários.