Todos os cartórios eleitorais das cidades afetadas pelas enchentes em Pernambuco já estão funcionando, segundo informou hoje presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Roberto Ferreira Lins. A única exceção é o município de Palmares, um dos mais atingidos pelas águas em junho, onde o cartório eleitoral deve ser reaberto apenas na próxima semana.
“Não faltará título para quem procurar os cartórios”, disse Lins, otimista quanto à realização das eleições na área devastada. O que pode haver, segundo ele, é desmotivação por parte de quem perdeu tudo nas enchentes, está desabrigado ou desalojado e não tenha interesse em procurar o cartório para receber um novo título. “Só poderemos avaliar isto mais para a frente”.
Uma comissão criada pelo TRE no Estado para enfrentar as dificuldades provocadas pelas chuvas está encarregada de identificar locais de votação para substituir os que foram destruídos e contratar técnicos para vistoriar a rede elétrica. “Estamos tomando todas as providências e, mesmo na hipótese de faltar energia elétrica em algum local, vamos ter a alternativa de utilizar barracas do Exército para a realização da votação”, afirmou.
Ele encaminhou para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um relatório sobre a situação da área e a solicitação de recursos suplementares no valor de R$ 980 mil para a efetivação das medidas necessárias até à eleição. “Temos 68 dias”, lembrou.