Em vez de devolver aos Correios os cartões de créditos e bancários de correntistas cujos endereços foram alterados, cinco carteiros desviavam e vendiam o material para estelionatários. Os funcionários e o parceiro Marcos Souza Silva, de 37 anos, foram presos e autuados em flagrante. Outros seis integrantes do bando foram identificados e indiciados em inquérito. A quadrilha causou prejuízo de R$ 5 milhões às instituições financeiras. A equipe do delegado Luiz Augusto Storni, da Unidade de Inteligência Policial (UIP) do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap), descobriu o golpe ao investigar um estelionatário.
Os policiais apuraram o envolvimento de Silva e também o endereço dele, em São Miguel Paulista, zona leste da capital paulista, onde foram cumpridos ontem mandados de busca e prisão. Na casa de Silva, policiais apreenderam diversos cartões de crédito e talões de cheques. Encontraram ainda uma pistola calibre 635 e munição para revólver calibre 38. Segundo o delegado Jair Ortiz, o acusado confessou o crime e afirmou que cinco funcionários dos Correios participavam do esquema.
No Setor de Triagem de Correspondências dos Correios, na zona oeste, foram presos ontem os carteiros Marcelo Cardoso Barreto, de 34 anos; Alexandro Silva de Almeida, de 31; Sérgio de Oliveira Rodrigues, de 33; Carlos Alberto Dario, de 21; e Oséias de Campos Francisco, de 27 anos. “Eles vendiam cada cartão de crédito por R$ 500”, afirmou o delegado.