Uma tempestade neste domingo (16) deixou danos por onde passou no Sul de Santa Catarina. De acordo com o coordenador regional da Defesa Civil, em Araranguá, Sebastião de Souza, houve destelhamentos em Balneário Gaivotas e Maracajá. Em Araranguá, uma onda invadiu a faixa de areia e arrastou sete veículos, conforme levantamento preliminar. Também houve danos materiais em casas e restaurantes próximos da orla. As regiões atingidas foram Barra do Torneiro e Balneário Rincão.

continua após a publicidade

Ventos fortes também foram registrados no Sul do estado (veja o vídeo). Em Araranguá, a velocidade aproximada foi de 97 km/h. A região da Tubarão foi a mais atingida. Conforme informações preliminares do coordenador regional de Tubarão, Anderson Martins, uma criança morreu devido à queda de uma árvore em cima de um carro. Dois homens estão desaparecidos. Eles estavam em um pequeno barco no Rio Tubarão.

Divulgação/Governo de Santa Catarina.

Uma Sala de Situação está sendo montada no Corpo de Bombeiros Militar de Tubarão. O secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli, e quatro coordenadores regionais atuam na região para avaliar dos danos e prejuízos. O Corpo de Bombeiros Militar também está no local. A Defesa Civil de SC enviou um caminhão com 15 rolos de lona para Tubarão.

continua após a publicidade

De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, ainda não há confirmação de qual fenômeno atingiu o Sul, mas o evento é muito parecido com o chamado tsunami meteorológico que já atingiu duas vezes a praia do Cassino, no estado vizinho do Rio Grande do Sul. O fenômeno ocorre quando o tempo está instável, com sol, nuvens e muito vento.

Atenção

continua após a publicidade

A Defesa Civil de Santa Catarina pede que nenhum cidadão comum suba em telhados e acesse áreas consideradas inseguras. Diante do cenário de reabilitação e recuperação, é imprescindível que todos os afetados ou não, se mantenham em locais seguros e não tenham contato com ambientes deteriorados pela passagem da área de instabilidade que atingiu o Sul de Santa Catarina. A Defesa Civil reforça que é preciso esperar as equipes técnicas fazerem o trabalho de detalhamento dos danos registrados. Equipes dos bombeiros, polícias, defesa civis locais e regionais do Estado e serviços essenciais estão atendendo todas as demandas e logo estarão em contato com os pontos atingidos.

Previsão do tempo para Santa Catarina

As temperaturas altas, acima de 30°C, geraram condições de pancadas de chuva com descarga elétrica nas regiões catarinenses, provocando temporal isolado no Sul de SC. Por volta das 20h deste domingo, a Epagri/Ciram informou que até as 22h há previsão de ventos superiores a 80km/h na Grande Florianópolis. Há risco de temporais na noite deste domingo no Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte de Santa Catarina.

Nesta segunda, 17, uma massa de ar úmido e quente segue predominando em SC, favorecendo as pancadas de chuva com descarga elétrica, por vezes acompanhadas de temporais, com granizo e ventania, típicos de primavera.