O carro com motor flexível, que pode rodar tanto com álcool quanto com gasolina, começará a ser vendido no Brasil em menos de um ano. O seu preço será pouco superior ao de um modelo a álcool. A informação foi dada hoje (16) pelo presidente da comissão de Energia e Meio Ambiente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Henry Joseph Júnior. Ele participou do IV Fórum de Energia Renovável e Álcool-Combustível que está sendo realizado em Sertãozinho.
Joseph Júnior disse que há pouca diferença de preço entre o carro a álcool e o veículo com motor flexível porque os automóveis a álcool já vêm com uma série de alterações de fábrica, como bateria maior, sistema para ignição a frio e revestimento de tubos, entre outros itens.
?O carro a álcool paga menos Imposto sobre Produto Industrializado (IPI), mas custa mais caro justamente por causa desses equipamentos?, disse.
Ele comentou também que a única mudança que terá de ser realizada no carro com motor flexível é no sistema de sensoriamento por via eletrônica. Segundo Joseph Júnior, as montadoras que já fabricam o carro a álcool deverão lançar o motor flexível em datas próximas.
