O cardeal brasileiro d. Cláudio Hummes, prefeito da Congregação para o Clero do Vaticano, elogiou os avanços do País na área econômica e social, mas disse que a corrupção ainda é um grande problema no País. A avaliação foi feita nesta sexta-feira (21) em entrevista coletiva durante a participação do religioso no 1º Fórum da Igreja Católica do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Ao falar sobre o momento político do Brasil, d. Cláudio se disse feliz porque, desde as lutas pela redemocratização nos anos 80, o País avançou bastante. "Mas temos problemas muito grandes na corrupção", ressalvou.

continua após a publicidade

O religioso também destacou ter ficado feliz com as recentes estatísticas que indicam redução da pobreza e da mortalidade infantil. Mesmo quando citou a corrupção, não deixou de encontrar um aspecto positivo ao lembrar que agora, ao contrário de antigamente, muita gente está sendo presa e processada. "Esse é um bom sinal, ao passo que de outro lado mostra que a corrupção é uma doença muito séria, muito grande".

Apesar de destacar avanços, d. Cláudio acredita que há muito a ser feito ainda na área social e também na área política. Nesta, segundo o cardeal, há necessidade de reformas. "Claro que a Igreja não vai propor com qual metodologia, mas é importante que se faça corajosamente", recomendou.

continua após a publicidade