Candidatura de Lula é uma necessidade

Brasília – A candidatura à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é uma necessidade. Só assim Lula poderá defender sua biografia e o próprio PT, disse ontem o deputado José Dirceu (PT-SP). "Ele não tem alternativa para defender sua história, a biografia dele e do PT, ele tem que ser candidato", disse o ex-ministro-chefe da Casa Civil, em entrevista a correspondentes estrangeiros em Brasília. O presidente Lula tem dito que só vai definir sua candidatura no ano que vem.

Para Dirceu, é por ter essa mesma certeza que a oposição trabalha, agora, para fragilizar ainda mais o governo atacando o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, que vem na seqüência de sua própria queda da Casa Civil. Os oposicionistas, analisa, aproveitaram uma divergência com sua sucessora, Dilma Rousseff, sobre ajuste fiscal, para disfarçar esse ataque. "Por isso eles estão fazendo essa tentativa de desestabilizar o ministro Palocci, transferindo para a ministra Dilma. Eles tentaram desestabilizar Palocci, quando viram que a reação foi contrária, eles passaram a atribuir a Dilma (o problema)", disse Dirceu. "Não há qualquer país no mundo que não tenha divergências sobre ajuste fiscal e política monetária."

Na semana passada, Dilma fez críticas públicas ao plano de ajuste fiscal de longo prazo em elaboração pela equipe econômica. Na quarta-feira, ao depor na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Palocci afirmou que a ministra está errada neste debate. Palocci foi à CAE para esclarecer denúncias de envolvimento com irregularidades quando era prefeito em Ribeirão Preto, mas a oposição preferiu debater apenas sobre questões econômicas, deixando para uma futura convocação pela CPMI dos Bingos a discussão sobre as acusações.

Dirceu, que enfrenta processo de cassação na Câmara acusado de ser o mentor do suposto esquema do mensalão, voltou a dizer que seu julgamento é político, mas ressaltou que não é ele quem, de fato, está sendo julgado. "Há quase um consenso que vai ser uma cassação política. Sou responsável pelo quê? No fundo, quem está sendo julgado não sou eu, quem está sendo julgado é o PT, o governo, a campanha de Lula." 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo