Brasília – Os três candidatos à presidência da Câmara participam, hoje, de debate na TV Câmara, durante duas horas e meia, em busca de votos dos parlamentares, como do novato Bispo Rodovalho (PFL-DF), ainda indeciso, apesar do apoio de seu partido ao atual presidente, Aldo Rebelo (PC do B-SP). ?Estou esperando o debate para me posicionar melhor. Quero sentir qual vai ser o mais contundente nas propostas para recuperação da imagem da Câmara?, disse o deputado, fundador da Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra. O debate começa às 11h.

continua após a publicidade

Arlindo Chinaglia (PT-SP), líder do governo na Câmara, tentará, no confronto com Rebelo e o tucano Gustavo Fruet, ampliar a vantagem sobre os outros dois candidatos. Numa pesquisa recente, Chinaglia teve 41,8% dos votos dos 416 deputados que aceitaram revelar o voto. Na reta final, os petistas lutam para resolver a eleição já no primeiro turno, mas, o mais provável é a realização de segundo turno entre Chinaglia e Aldo. Na pesquisa, Fruet ficou com 19,2% do total. A enquete mostrou que 47 deputados estão indecisos e 2 disseram que votarão em branco.

Cobranças

Chinaglia sabe que o apoio de deputados denunciados por suposto envolvimento com o mensalão é seu ponto mais frágil, explorado principalmente por Fruet. Aldo procura defender sua gestão nos últimos dois anos e o tucano relembra, sempre que pode, sua atuação na CPMI dos Correios, que investigou o mensalão. A maior cobrança para o tucano é o fato de o ex-líder do PSDB, Jutahy Júnior (BA), ter inicialmente declarado apoio a Chinaglia em nome da bancada. Jutahy recuou em seguida, diante da reação negativa de vários tucanos.

continua após a publicidade