O município de Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, vai receber R$ 2,8 milhões do Ministério da Saúde para ações de combate à dengue. O repasse será feito em quatro parcelas de R$ 700 mil do Fundo Nacional de Saúde (FNS) para o Fundo Municipal de Saúde (FMS). O recurso está previsto na Portaria nº 532 do Diário Oficial da União de hoje (4).
Devido a uma epidemia de dengue, a prefeitura de Campo Grande decretou em janeiro situação de emergência no município. De acordo com o Decreto nº 12.095, de 22 de janeiro, no período de 30 de dezembro de 2012 a 17 de janeiro deste ano, foram registrados mais de 7 mil casos de dengue, média de 600 por dia.
Dos quatro tipos existentes de vírus da dengue (Den-1, Den-2, Den-3 e Den-4), três foram identificados em Campo Grande: 1, 2 e 4. Isso aumenta as probabilidades de infecção e de reincidência na região porque quem já teve dengue causada por um tipo do vírus, pode ter a doença novamente se ela for causada por outro tipo.
O último boletim epidemiológico de dengue da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul, registra que nas 12 primeiras semanas do ano foram notificados mais de 40 mil casos da doença no município, com dez mortes.