Acontecerá entre a quinta-feira e o domingo que vem o primeiro Fórum Social Campinas. A cidade paulista viverá quatro dias de conferências, debates, oficinas, mesas especiais, feira dos movimentos, atividades artísticas, shows, cinema na praça e outras atividades.
Os organizadores esperam reunir até 2 mil pessoas, naquele que promete ser o maior evento preparatório ao próximo Fórum Social de Porto Alegre ? excetuando-se eventos de abrangência regional como o 2.º Fórum Social Pan-Amazônico, programado para Belém, que reunirá participantes dos oito países que partilham a bacia amazônica.
A iniciativa partiu de um conjunto de organizações da sociedade civil de Campinas, envolvendo desde sindicatos até pastorais, passando por grupo de mulheres, negros e negras, jovens e homossexuais, movimentos sociais, ong’s, entidades ambientalistas, com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas. O desenho do Fórum partiu de um debate sobre os eixos temáticos que orientarão as discussões do 3º FSM, mas a partir de uma perspectiva local.
Os organizadores chamam “todas as pessoas e organizações sociais que se opõem à dominação do planeta pelo capital para que venham a este fórum, exponham suas idéias e propostas, para não apenas qualificar a participação no Fórum de Porto Alegre, mas para avançar em na luta cotidiana por um novo mundo”.