Brasília – A parceria entre a Secretaria Especial dos Direitos Humanos e a Caixa Econômica Federal (CEF) pretende encontrar crianças e adolescentes desaparecidos em todo o País. A segunda edição da campanha ?Esta saudade pode ter fim?, lançada ontem, prevê distribuição de 6,8 milhões de panfletos com fotos dos desaparecidos.
A campanha integra um conjunto de ações que vêm sendo desenvolvidas pela parceria SEDH/CONANDA/CAIXA desde 2004, como a distribuição de 6,8 milhões de folhetos com fotos de crianças e adolescentes desaparecidos, de diversos estados do País, e a continuidade da inserção das fotos em extrações mensais da Loteria Federal, que teve início em 2006.
O material será distribuído, primeiramente, para as 29 agências da Superintendência Regional Sé e, nos próximos meses, a campanha poderá ser vista nas demais agências da CEF, revendedores lotéricos e parceiros da ReDESAP de todo o País.
O material produzido divulga os telefones dos órgãos responsáveis de todos os estados, como as delegacias integradas da ReDESAP, o site www.desaparecidos.mj.gov.br e o Disque-Denúncia Nacional de Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes (Disque 100), que também recebe informações e denúncias sobre o paradeiro de crianças e adolescentes desaparecidos.
Estima-se que no Brasil cerca de 40 mil crianças e adolescentes desapareçam por ano. Atualmente, há 1.085 casos de desaparecimentos registrados no cadastro da Rede Nacional, sendo que 74% correspondem a vítimas com 12 a 18 anos.