Brasília – A Semana Nacional de Trânsito começa hoje (18) como o tema O jovem e o trânsito, escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O tema reforça as diretrizes internacionais publicadas para 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial de Saúde (OMS) e Organização Pan Americana de Saúde (OPAS). A campanha vai até o dia 25 de setembro.

continua após a publicidade

Segundo a coordenadora de Educação do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Juciara Rodrigues, o Contran divulgou o tema da Semana Nacional de Trânsito em fevereiro para que todos os orgãos e entidades do sistema pudessem desenvolver campanhas no decorrer do ano.

?É importantíssimo que as campanhas e que todo o trabalho seja permanente e constante. Essa permanência é que vai fazer com que realmente as nossas iniciativas sejam perpetuadas?, afirma a coordenadora. ?Os jovens, na idade de 18 anos, ou quando tiram a sua permissão para dirigir, se consideram extremamente onipotentes. Portanto, cometem determinadas ações perigosas no trânsito, como a velocidade e a combinação de álcool e direção.?

Como parte da campanha, o Contran iniciou um trabalho com a TV Cultura para apresentação de uma série de 20 programas educativos, chamada Trânsito Consciente. Será lançado um caderno de reflexão de comportamento no trânsito para alunos do ensino médio.

continua após a publicidade

De acordo com levantamento do Denatran, o Brasil tem mais de 40 milhões de condutores – 30% com menos de 30 anos. Em relação às vítimas de acidentes de trânsito, os jovens entre 18 e 29 anos representaram 32% dos mortos em 2004 e 43% em 2005. Em relação aos feridos, eles foram 43% das vítimas registradas nesses dois últimos anos.