São Paulo 

– A organização não-governamental Transparência Brasil, associada à Transparency International, lançou ontem a campanha “Voto Limpo 2002”. O objetivo da campanha é criar um mecanismo permanente de prevenção e combate à corrupção. Para chamar a atenção sobre a questão da corrupção, a ONG pretende usar as próximas eleições como tema central da campanha e assim estimular o eleitor a buscar informações e conhecer melhor os candidatos em quem pretende votar.

Segundo o presidente da Transparência Brasil, Eduardo Capobianco, apesar de o combate à corrupção ser considerado um item prioritário nas discussões políticas, no primeiro debate entre os candidatos à Presidência da República, realizado no último domingo (4) pela TV Bandeirantes, nem os jornalistas nem os presidenciáveis abordaram o assunto. “A palavra corrupção não foi citada durante o debate, era como se ela não existisse”, disse Capobianco.

De acordo com ele, o Brasil l recebeu nota 4,0, no Índice de Percepções de Corrupção de 2001 da Transparência Internacional, em uma escala que vai de zero a 10, este último para os países mais íntegros.

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