Termina na sexta-feira, dia 27, o prazo para vacinação de crianças de até 5 anos contra a poliomielite. Aberta oficialmente em Campo Largo no último dia 14, a campanha no Paraná foi prorrogada a fim de que mais pais e responsáveis possam levar suas crianças para serem imunizadas.
A campanha envolveu cerca de 12 mil técnicos da saúde e teve sua meta prejudicada em função do mau tempo ? chuva e frio, que inibiu as pessoas de saírem de casa para irem até os postos.
?Os responsáveis que ainda não seguiram o procedimento de imunização terão um tempo a mais para vacinar suas crianças, contribuindo para a prevenção da doença em todo Paraná?, destaca Nilce Haida, da divisão de vigilância epidemiológica.
Apesar do último caso de poliomielite ter ocorrido 22 anos atrás, o Paraná não deixa de se preocupar com a prevenção da doença. ?O apoio da população para que as crianças sejam vacinadas é importante. Precisamos manter índices altos de vacinação para que a doença não volte ao nosso Estado. Os pais e responsáveis que ainda não levaram seus filhos para tomar a vacina, podem fazê-lo indo a uma das mais de 2 mil unidades básicas de saúde em todo o Estado?, disse o secretário Gilberto Martin.
Para o alcance da meta pretendida, o estado recebeu 1,6 milhões de doses da vacina Sabin, sendo que até o momento, já foram imunizadas mais de 757 mil crianças, alcançando 92,74% da meta pretendida. O objetivo é vacinar o maior número de crianças dessa faixa etária, dada a importância da imunização à saúde delas, afirma Martin. A vacinação continuará sendo realizada nas unidades de saúde disponíveis em todo o estado, atendendo das 8 às 17 horas.
A paralisia infantil é uma doença causada por 3 vírus (tipo I, II e III), sendo sua transmissão via oral-fecal persistindo até 17 semanas no ambiente. Para que a imunização seja completa e eficaz, faz-se necessário a realização de uma 2a etapa de vacinação, que ocorrerá em agosto.