Foto: Arquivo/O Estado

Aves brasileiras lideram comércio ilegal para o exterior.

continua após a publicidade

O Itamaraty informou ontem que será lançada hoje a Campanha Internacional contra o Tráfico de Animais Silvestres. A iniciativa, realizada pelo próprio Itamaraty em parceria com a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), terá por objetivo mobilizar a comunidade internacional no combate a essa atividade ilícita, que provoca danos irreparáveis à biodiversidade, particularmente dos países em desenvolvimento. A solenidade está marcada para as 16h, na Sala dos Tratados do Palácio Itamaraty, em Brasília.

Brasília (AE) – Segundo o Itamaraty, embaixadas e consulados brasileiros no exterior serão engajados na divulgação e promoção da campanha. Além disso, representantes do Ministério do Meio Ambiente, do Ibama e da Renctas buscarão, em países como Estados Unidos, Inglaterra, França e Espanha, a adesão de governos e da sociedade civil internacional a essa importante iniciativa brasileira.

Relatório nacional sobre o tráfico de animais silvestres no Brasil, produzido pela Renctas em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, revela que cerca de 38 milhões de animais são retirados ilegalmente dos ecossistemas brasileiros, a cada ano. De cada 10 animais, apenas um consegue chegar às mãos do comprador final, o que significa que nove acabam morrendo durante a captura ou transporte.

O Itamaraty informa que aproximadamente 40% dos animais traficados no Brasil têm como destino os mercados internacionais. E lembra que o tráfico da biodiversidade é considerado a terceira maior atividade ilegal do mundo, perdendo apenas para o tráfico de armas e drogas.

continua após a publicidade