Em vez de máscaras de políticos e personalidades, que já foram hits de carnavais recentes, camisetas com frases divertidas ou famosas é que fizeram sucesso neste carnaval no Rio de Janeiro. Pelas ruas da capital fluminense não faltaram foliões com camisetas onde se lia “Vai Malandra”, “Que tiro foi esse?” e “Quer ser meu próximo ex?”, referências a músicas (nos dois primeiros casos) e a uma pergunta que repercutiu nas redes sociais.

continua após a publicidade

Boa parte dessas camisetas foi produzida pela Dimona, empresa criada na década de 1980 para estampar camisetas que hoje comercializa cerca de 30 mil peças a cada carnaval. O nicho de mercado começou a ser explorado no final de 2008, quando a empresa firmou um contrato com o centenário Cordão da Bola Preta. “Antes fazíamos uma ou outra peça de carnaval, a pedido dos clientes. Mas naquela época percebemos que muita gente fabricava e vendia por conta própria camisetas com o nome do Bola Preta, e o cordão não tinha nenhum controle e não recebia nada sobre a venda dessas peças”, conta o diretor comercial da Dimona, Leonardo Zonenschein. “Firmamos um contrato com o Cordão e desde 2009 fazemos as camisetas oficiais do Bola, que neste ano, quando completa 100 anos e teve a camiseta criado pelo Ziraldo, já vendeu cerca de 6 mil camisetas”.

continua após a publicidade

A parceria deu tão certo que foi estendida a outros blocos. Neste ano, além do Bola Preta, outros seis blocos tiveram camisetas oficiais feitas pela empresa: Carmelitas, Céu na Terra, Desliga da Justiça, Fogo e Paixão, Orquestra Voadora e Sargento Pimenta, por preços que variam de R$ 24,90 a R$ 29,90.

continua após a publicidade

Simultaneamente à parceria com os blocos, a empresa produz camisetas com frases ou desenhos espirituosos. “Embora a gente venda camisetas prontas, o outro segmento da empresa é estampar camisetas a pedido dos clientes. Nessa época, muita gente nos procura com ideias engraçadas, e algumas fazem tanto sucesso que outros clientes também querem comprar”, diz o diretor da Dimona.

Foi assim que as camisetas citadas no início desta reportagem passaram a ser fabricadas em série. “Tem muita gente que gosta de carnaval e quer usar alguma roupa especial, mas não tem tempo ou disposição para produzir uma fantasia mais elaborada, ou então prefere algo mais leve e menos calorento. Então procuram camisetas com frases espirituosas”, afirma.

A empresa vende as camisetas também online e por enquanto só tem lojas físicas no Rio, mas, diante do sucesso do carnaval de rua de São Paulo, já planeja se expandir para a capital paulista. “A ideia é abrir loja em São Paulo ainda este ano”, anuncia Zonenschein. Ao longo do ano, segundo ele, as vendas para o público de São Paulo representam 40% do total do site.