O Dia Internacional da Mulher começou neste domigno (8) no Rio com uma caminhada organizada pelo grupo “Mulheres de Paz” na orla de Copacabana, zona sul da capital. Trata-se de projeto criado pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, para capacitar mulheres de comunidades carentes em temas como ética, direitos humanos e cidadania. Representantes de pelo menos 18 comunidades participaram da passeata, que foi acompanhada por ritmistas da Favela da Rocinha.
Com flores e bandeiras, manifestantes pediram mais segurança, justiça e respeito às mulheres. Ao longo do dia, dez lonas culturais da cidade receberão atividades como apresentações musicais, saraus de poesia, espetáculos de dança e teatro, sessões de cinema e palestras sobre a saúde da mulher. Em cada local serão distribuídos 500 livros.
Por causa do Dia da Mulher, o Cristo Redentor recebe desde ontem iluminação em tom lilás. Está prevista para as 18 horas uma missa na frente do monumento.