Brasília – O Senado, a Câmara dos Deputados e o Tribunal de Contas da União (TCU) vão unir esforços para investir na preservação do meio ambiente e na redução do desperdício. Esse é o compromisso do 1º Seminário de Boas Práticas Ambientais do Poder Legislativo, que começou nesta segunda-feira (29) em Brasília.
O encontro pretende compartilhar experiências e programas voltados à proteção ambiental nos três órgãos do Poder Legislativo. A idéia, segundo os organizadores, também é sensibilizar gestores federais, estaduais e municipais sobre a necessidade de ações sustentáveis nos órgãos da administração pública.
Para o diretor-geral da Câmara dos Deputados, Sérgio Sampaio, a parceria entre os três órgãos do Legislativo permitirá que cada um mostre o que já tem feito na área de gestão ambiental. ?Se todas as Casas Legislativas do país estiverem conscientes do papel que lhes cabe na preservação do meio ambiente, teremos uma rede bastante importante com 27 Casas Legislativas estaduais e mais de 5.560 no âmbito municipal?, destacou.
Para Sampaio é preciso que os órgãos públicos coloquem a questão ambiental em suas agendas de trabalho e busquem ações concretas. ?Queremos não só reduzir o que essas instituições lançam no meio ambiente, mas que os servidores passem a trabalhar com outra mentalidade, levem o que aprenderam para casa de modo que toda a sociedade forme uma rede que faça diferença para as gerações futuras?, explicou.
O secretário-geral do TCU, Sérgio Freitas de Almeida, disse que é preciso mostrar ao cidadão, à sociedade e à administração pública que o Legislativo também está fazendo a sua parte na conservação ambiental. ?Câmara, Senado e TCU são vitrines. O que a gente faz aqui com certeza pode ser reproduzido em outros órgãos?, disse.
A coordenadora da Agenda Ambiental na Administração Pública do Ministério do Meio Ambiente, Patrícia Grazinoli, afirmou que a atuação da administração pública é fundamental para difundir as ações de preservação ambiental. ?O papel do Poder Público é enorme por causa do poder multiplicador, porque ele é um grande comprador e usuário de recursos naturais e dá o exemplo para a sociedade de como gerir melhor os recursos naturais?, ressaltou.
Palestras, debates e atividades dirigidas à proteção do meio ambiente estão na programação do seminário. O evento é aberto ao público e vai até quarta-feira (31) no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.