Tema da Campanha da Fraternidade deste ano e do 59.º Congresso Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizado em julho, a Amazônia está na agenda política do Congresso Nacional. De 19 a 23 de novembro, a Câmara dos Deputados promove o I Simpósio da Amazônia, que reunirá deputados, senadores, ministros, empresários e ambientalistas para aprofundar o debate sobre o desenvolvimento sustentável da região e as ameaças que atingem a maior floresta tropical do Planeta.

continua após a publicidade

O evento é organizado pela Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional (CAINDR) da Câmara dos Deputados, com participação do Senado Federal, entidades da sociedade civil e representantes do Poder Executivo. A coordenação das atividades são das deputadas Vanessa Grazziotin, presidente da comissão; Marinha Raupp, coordenadora da bancada da região Norte; Perpétua Almeida, da Frente Parlamentar Amazônia para Sempre; do senador Mozarildo Cavalcante, presidente da Subcomissão Permanente da Amazônia; e do deputado Sarney Filho, presidente da Frente Parlamentar Ambientalista.

Várias autoridades confirmaram participação no encontro, como os ministros da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima; dos Transportes, Alfredo Nascimento; da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. Entre outros temas, eles vão discutir a implantação do Plano Amazônia Sustentável (PAS), programa do governo federal para a implantação de um novo modelo de desenvolvimento para a Amazônia brasileira.

O Simpósio pretende discutir fórmulas de valorização das potencialidades da diversidade natural da Amazônia brasileira e do patrimônio sociocultural dos povos da região. O objetivo é conciliar a preservação desse enorme patrimônio com o aumento da geração de emprego e renda, a redução das desigualdades sociais, por meio de atividades econômicas dinâmicas e inovadoras. A inserção da produtividade da região em mercados regionais, nacionais e internacionais, assim como o uso sustentável dos recursos naturais e a manutenção do equilíbrio ecológico também estão na pauta.

continua após a publicidade

Exposição

O corredor de entrada do Plenário na Câmara dos Deputados e o Espaço do Servidor estamparão as mais diversas visões da Amazônia através de imagens dos fotógrafos Alex Silveira, do estado do Amapá e Carlos Navarro e George Hubener, do Amazonas. George Hubener, fotógrafo alemão já falecido, coloca em suas fotos amostras da Belle Epoque manauara de 1862 a 1935, tempos áureos da borracha. Serão ao todo nove fotos em cartões postais que estarão expostos no espaço do servidor juntamente com as 36 imagens de Carlos Navaro, retratando o Largo de São Sebastião, espaço cultural de Manaus que promove eventos culturais semanalmente na cidade.

continua após a publicidade

Já no corredor de acesso ao plenário da Câmara 36 peças de Alex Silveira estarão retratando os vários estados da Amazônia brasileira que ao longo dos anos foram reunidas e escolhidas pelo fotógrafo. "Quis colocar um pouquinho de tudo. É uma amostra rápida mas representa bem a região", frisa.