O ministro de Relações Exteriores Celso Amorim e o embaixador da Espanha no Brasil Ricardo Peidró serão chamados, nesta semana, pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados para explicar a deportação de brasileiros em viagem à Europa. A comissão também quer ouvir o testemunho de brasileiros que foram barrados no aeroporto de Madrid e em seguida deportados.
A convocação do embaixador, vedada pelo regimento interno da Casa, será mediada pelo presidente da Câmara Arlindo Chinaglia (PT-SP), que defendeu na semana passada que o diplomata explique os incidentes com os brasileiros na Espanha. Porém, para não prejudicar as relações diplomáticas entre os dois países, Chinaglia pretende consultar Amorim antes de decidir se chama Peidró.
Na semana passada, os deputados já haviam aprovado a convocação de Patrícia Camargo Magalhães, 23, mestranda de física da Universidade de São Paulo (USP), proibida de entrar na Espanha. Hoje, os integrantes da comissão vão discutir se chamam brasileiros que integravam o grupo de 30 pessoas barradas no dia 5. ?Tem o problema do preconceito, dos maus-tratos contra os brasileiros?, critica o deputado Ivan Valente (PSOL-SP).