Guarujá , SP – A cadela vira-lata Xuxa enfrentou dois cães rottweiler e um pitbull para salvar uma mãe e um bebê que passavam pelas proximidades da Rua Amarilis, no Portal do Guarujá, litoral sul de São Paulo, na segunda-feira. Os dois foram atacados por três cães que vivem soltos no quintal de casa e aproveitaram o portão aberto para atingir a calçada. Na briga, Xuxa ficou bastante ferida, levando mais de vinte pontos no pescoço e nas pernas. Mas ganhou o carinho dos vizinhos e notoriedade nacional. A própria dona dos cães, Odete Pestilo, foi quem levou a cadela ao veterinário, assumindo todos os custos do tratamento.
A moradora Dulce Luz disse que a cadela evitou uma tragédia. “Mesmo com a mãe erguendo instintivamente o bebê para evitar o ataque, os cães tentavam alcançá-lo de qualquer jeito, ação que só foi interrompida quando a Xuxa apareceu e resolveu enfrentá-los”, disse. A cadela, que tem aproximadamente oito anos, nunca teve residência fixa. Ela mora na rua e dorme em uma guarita da vigilância, sendo muito bem tratada por vigilantes e caseiros do bairro de classe média alta, que fica nas proximidades da Praia da Enseada.
Segundo observou o vigia Manoel Oliveira de Lucena, os três cães são bastante ferozes. Tanto que atacaram seu filho na semana passada. O garoto foi salvo porque um motoqueiro resolveu enfrentar os animais, recebendo vários ferimentos e 18 pontos no braço.
A mãe e o bebê desapareceram assustados, mas o caso foi denunciado à Polícia Militar, que esteve no local. A proprietária garantiu que o portão só foi aberto por um descuido do neto e que o fato não mais se repetirá.