Porto Alegre – O corpo do presidente do PDT e ex-governador do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro Leonel Brizola chegou no começo da noite de ontem ao Palácio Piratini, sede do governo gaúcho, onde será velado. O corpo foi transportado lentamente em um carro do Corpo de Bombeiros desde o Aeroporto Salgado Filho, onde chegou às 15h10, até o palácio. O cortejo foi recebido ao som do Hino Nacional e aplaudido pelas pessoas que se aglomeraram em frente ao local.
A filha de Leonel Brizola, Neuzinha Brizola, e três netas do ex-governador, foram ao Aeroporto Santos Dumont, de onde o corpo de Brizola foi para o Rio Grande do Sul. Neuzinha agradeceu as homenagens recebidas pelo pai durante o cortejo pelas ruas da zona sul do Rio. “Foi preciso que ele morresse para que o Brasil descobrisse o quanto ele era amado pelo povo”, disse Neuzinha, que fez questão de lembrar que dois netos de Brizola serão candidatos a uma vaga na Câmara Municipal no Rio neste ano.
Brizola será enterrado às 16 horas no Cemitério Jardim da Paz, em São Borja, onde estão sua mulher Neuza Brizola e os ex-presidentes Getúlio Vargas e João Goulart.
O vice-presidente da República, José Alencar, deve viajar para Porto Alegre na manhã desta quinta-feira para acompanhar a parte final do velório. O corpo de Brizola deve seguir para São Borja, por volta das 9 horas.