Em clima de festa, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido hoje em Brasília e provocou alvoroço em sua primeira visita ao Palácio do Planalto, ao Congresso e ao Supremo Tribunal Federal (STF) após ganhar a eleição.

A formalidade do encontro com o presidente Fernando Henrique Cardoso, por exemplo, foi logo substituída pela descontração. Em um breve pronunciamento no Salão Leste do palácio, onde costumam ser realizadas solenidades do governo, Lula brincou: “Vocês podem começar a se habituar”.

Na saída do Palácio, o presidente eleito foi rodeado de populares e chegou a descer do carro e cumprimentar algumas pessoas. Em seguida, os populares acompanharam o veículo. Em todos os locais onde esteve, o presidente eleito reuniu multidões. Do aeroporto até o Palácio do Planalto foi seguido por carros que buzinavam no trajeto. Na frente do palácio já era aguardado por cerca de 200 militantes do PT com bandeiras e faixas. Uma delas dizia: “Seja bem-vindo, meu rei, ao seu palácio”.

Com o consentimento da segurança, algo pouco comum, o grupo avançou até o espelho d?água que protege o saguão, cantou o Hino Nacional e gritou palavras de ordem.

O presidente eleito, pela primeira vez, recebeu tratamento de chefe de Estado ao desembarcar na capital, às 10h50. Ele foi para o Planalto num carro BMW de luxo blindado, pertencente à Polícia Federal, em comboio policial, sob a escolta de batedores e dois helicópteros. O esquema de segurança e o próprio veículo são os mesmos usados no transporte de chefes de Estado estrangeiros que visitam o Brasil.

Lá dentro, Lula ficou a sós com Fernando Henrique por 55 minutos. Em seguida, os dois participaram de reunião de uma hora e cinco minutos com a presença dos respectivos vices – o eleito José Alencar (PL) e o atual, Marco Maciel (PFL); além do presidente nacional do PT, José Dirceu, do coordenador da equipe de transição, Antônio Palocci (PT), do cordenador-executivo da campanha, Luiz Gushiken, e dos ministros Pedro Malan (Fazenda), Pedro Parente (Casa Civil) e Euclides Scalco (Secretaria-Geral).

Lula e Fernando Henrique posaram abraçados, rindo, para fotos. O presidente eleito deixou o Planalto quase três horas após sua chegada. Antes de ir para o Congresso e o Supremo Tribunal Federal, almoçou no Hotel Naoum, na suíte real – a melhor, cuja diária tem preço de tabela, sujeito a descontos, de R$ 3.680,00, três vezes maior do que a suíte presidencial.

No Congresso, Lula foi recebido com entusiasmo por servidores e parlamentares. Teve dificuldades para caminhar pelos corredores lotados de pessoas que queriam vê-lo e cumprimentá-lo. Cena semelhante ocorreu no Supremo. No Planalto, funcionários do governo aplaudiram seu pronunciamento, enquanto outros saíram à rua para vê-lo de perto. Lula e José Alencar viajaram de São Paulo para Brasília em jatinhos diferentes por motivos de segurança, a exemplo do que fazem Fernando Henrique e Marco Maciel.

continua após a publicidade

continua após a publicidade