Foto: Arquivo |
Marina Silva ressalta participação brasileira no negócio. |
Brasília – A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, informou que o Brasil está em terceiro lugar na venda de créditos de carbono e tenta aumentar sua participação. A ministra ressaltou que a participação brasileira na venda de créditos de carbono é importante pela qualidade dos projetos. Segundo ela, os projetos aprovados pelo Comitê Interministerial Brasileiro são excelentes, do ponto de vista da finalidade de não fazer com que um esforço acabe anulando outro nessa questão do seqüestro de carbono ou das reduções.
De acordo com a ministra, o Brasil não pode se preocupar apenas em aumentar as vendas de créditos de carbono para superar a China e a Índia (que são os países líderes na venda de crédito de carbonos), mas sim com o conteúdo e a qualidade dos projetos executados que o comitê aprova.
Marina Silva anunciou a criação de um novo plano para aumentar a venda dos créditos de carbono e enfrentar a questão das mudanças climáticas. Em relação aos esforços para que se possa aumentar esta contribuição (na venda de créditos de carbono), eles estão sendo feitos. ?Agora estamos fazendo um Plano Nacional de Enfrentamento das Mudanças Climáticas, aonde a própria comissão estará se reelaborando para que possamos dar uma maior contribuição.?
A ministra salientou o suporte técnico que o ministério dá aos pequenos projetos, e disse que está trabalhando para conseguir uma compensação aos esforços gerados. ?Nós criamos no ministério a Secretaria Nacional de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental que estará com a incumbência de viabilizar a proposta brasileira no âmbito da convenção de mudanças climáticas de redução das emissões e, a partir dessa redução, conseguir uma espécie de compensação positiva e viabilizar o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) para pequenos projetos de reflorestamento, inclusive com espécies nativas.?
Marina Silva participou em São Paulo da abertura do seminário Créditos de Carbono e Mudanças Climáticas Propostas e Desafios para a Sustentabilidade Ambiental, em que foram debatidos, com os diversos setores da sociedade, as mudanças no clima e seus efeitos a médio e longo prazo, o aquecimento do planeta decorrente da grande emissão de gás carbônico na atmosfera e a degradação ambiental que leve a uma tomada de consciência e a uma mudança de hábito e comportamento em relação ao meio ambiente.