A criação do Parque Nacional Montanha do Tumucumaque, no Amapá, apontado como o maior parque de floresta tropical do mundo, foi anunciada nesta semana pelo governo federal. Com uma área florestal de 38.867 km², ou 3,8 milhões de hectares, o Parque protege, sozinho, quase 1% da Floresta Amazônica. Sua criação tem o apoio do WWF-Brasil, que destinará US$ 1 milhão para ajudar a implementá-lo nos próximos anos.

O custo da implementação do Parque do Tumucumaque ainda não foi definido, mas será coberto por uma parceria envolvendo o governo, o Banco Mundial, o GEF (Global Environment Facility) e o WWF, entre outros. A parceria beneficiará também outras áreas protegidas existentes e a serem criadas na Amazônia, viabilizando o Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa), em finalização e que será anunciado em Johannesburgo, na Cúpula para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+10) que começa na 2ª feira (26).

O Parque é quase do tamanho do estado do Rio de Janeiro, é maior do que a Bélgica e quase do tamanho da Suíça. Com ele, o total de Floresta Amazônica protegida integralmente sobe dos atuais 139,4 mil km² (13,9 milhões de hectares, ou 3,4% do total) para 178,3 mil km² (17,8 milhões de hectares, 4,4% do total). Tumucumaque é 60% maior que o Parque Nacional do Jaú (AM), até então o maior do país, e supera em tamanho o Parque Nacional Salonga, na República Democrática do Congo (África), que detinha o título de maior do mundo no gênero. Ele está situado no extremo norte do país, na região noroeste do estado do Amapá, na fronteira com a Guiana Francesa e o Suriname – onde a borda oriental do planalto das Guianas dá lugar à Serra do Tumucumaque, logo acima do Equador. Por estar em região de fronteira, o Conselho de Defesa Nacional foi consultado a respeito e aprovou a criação. (Ubirajara Jr, com informações do WWF-Brasil)

continua após a publicidade

continua após a publicidade