O secretário Nacional Antidrogas, general Paulo Roberto Uchoa, anuncia amanhã (04) os resultados da primeira pesquisa sobre uso de entorpecentes no País. O estudo indica que 11,2% da população brasileira é dependente de bebidas alcoólicas, 9% de tabaco e 1% de maconha.

De acordo com o relatório, a maior parte dos dependentes de maconha é do sexo masculino, com idade entre 18 e 25 anos. Outro dado relevante é que foi registrado consumo de drogas entre mulheres com mais de 35 anos.

O general disse que embora os números não sejam ?alarmantes?, tampouco podem ser considerados ?desprezíveis?. ?Ter 1% de pessoas que já usaram maconha alguma vez na vida significa 1,7 milhão de consumidores, o que é muita gente?, afirmou Uchoa. ?A vantagem do Brasil em relação a outros países, é que nós temos uma política nacional antidrogas e União, Estados e municípios estão trabalhando em conjunto, independentemente de conotação política e partidária.?

Com base nestes dados, ressaltou o general, os governos podem tentar agir antes dos traficantes. ?Podemos criar escudos para os nossos jovens?, afirmou, depois de lembrar que Estados como São Paulo e RJ têm conselhos antidroga. De acordo com ele, os trabalhos dessas instituições precisam apenas ser mais divulgados para ajudar a reduzir os problemas com drogas.

A pesquisa foi feita pela Secretaria e o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid), vinculado à Escola de Medicina da Universidade Federal de São Paulo. Foram ouvidas 8.589 pessoas, com idade entre 12 e 65 anos de outubro a dezembro de 2001, nos 107 municípios com população superior a 200 mil habitantes.

continua após a publicidade

continua após a publicidade