São Paulo – A proposta para a missão empresarial brasileira aos países do Oriente Médio será apresentada nesta quinta-feira (20) a cerca de 80 empresários da construção civil, em seminário promovido pela Agência de Promoções de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), em parceria com a Câmara Árabe Brasileira. Marcada para o período de 18 a 30 de novembro, a missão é limitada a 50 empresários.
Segundo a Apex-Brasil, o mercado de construção civil nos países do Golfo Árabe tem crescido a uma taxa média de 11,6% ao ano. A expansão é atribuída ao aumento nas exportações de petróleo, que impulsionou a economia destes países nas últimas décadas, provocando uma onda de modernização e desenvolvimento, crescimento da oferta de empregos e aumento dos padrões de vida da população. Isso, de acordo com a entidade, abriu o mercado para a importação em diversos segmentos.
No seminário, os empresários receberão informações sobre investimentos dos setores público e privado no Kuwait, Catar e Emirados Árabes Unidos, além de dados sobre as principais obras em andamento e projetos em desenvolvimento na região.
De acordo com o coordenador de projetos da Apex-Brasil, Ricardo Santana, 28 empresas confirmaram presença no Pavilhão Brasileiro da feira The Big Five Show, marcada para 25 a 29 de novembro, em Dubai, nos Emirados Árabes.
A feira é o maior evento de negócios do setor de construção civil da região e será a última etapa da missão. ?Nossa expectativa é a de gerar negócios na ordem de US$ 20 milhões durante a feira?, disse Santana.
Entre os produtos ofertados no evento, estão maquinário, cerâmicas e revestimentos, mármores e pedras ornamentais, metais e iluminação, mas a idéia é abrir o mercado, explicou Santana. ?Queremos sensibilizar os empresários de outros setores – como de metais e telhados – a se envolverem nesta missão. Assim poderemos ampliar a gama de produtos e o mercado com o Golfo Arábico?.
Ele lembra que este será o quarto ano em empresários brasileiros participam da feira, e o segundo com o apoio de uma missão da Apex-Brasil. O setor de construção civil é um dos mais promissores da região, com perspectiva de investimentos de até U$S 1 trilhão nos próximos anos, de acordo com estudos realizados pela Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.
?A capacidade de o Brasil de entrar nesse mercado é muito grande, porque há produtos, qualidade, preço e competitividade. Os produtos brasileiros são muito procurados porque muitos só existem aqui?.
Para o coordenador da Unidade de Imagem e Acesso a Mercados da Apex-Brasil, Juarez Leal, a entrada em mercados mais fechados como os do Oriente Médio só é possível por causa de ações como esta, que tem o apoio das câmaras de comércio locais.
?Sozinho, o empresário nunca conseguiria colocar seus produtos lá. O nosso papel é exatamente abrir caminhos e facilitar o processo de exportação, fomentando o intercâmbio comercial do Brasil com a região?.
Na missão anterior, em 2006, as 28 empresas que expuseram seus produtos na feira The Big Five Show conseguiram exportar cerca de US$ 17 milhões para a região do Golfo Arábico.
?Nosso objetivo é promover a internacionalização das empresas brasileiras. Em nossa ação nos Emirados Árabes no ano passado, percebemos uma demanda latente de outros paises da região e decidimos ampliar o escopo este ano?, informou Leal.