O vice-presidente José Alencar disse nesta quinta-feira (16) que o Brasil poderá sair fortalecido da crise que atingiu as bolsa de valores do mundo inteiro. "Não acredito que crise possa afetar economia brasileira, eu me refiro à economia real. O Brasil está preparado até para sair fortalecido da crise", declarou o vice-presidente, após participar de uma cerimônia no Palácio do Planalto, de assinatura de convênios para facilitar a oferta de emprego a militares temporários que deixam as Forças Armadas.

continua após a publicidade

Alencar comentou que o problema que está sendo enfrentado nas bolsas do mundo todo "advém de investimentos feitos nos Estados Unidos, na área imobiliária, que oferecia garantias imobiliárias". Ele lembrou que esta taxa de investimentos "foi alvo de interesse no mundo inteiro, menos no Brasil, e esses títulos não estão presentes no mercado brasileiro". Por isso, Alencar entende que o Brasil não será atingido pela crise.

Ao ser lembrado de que a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) está caindo, o vice-presidente declarou: "todas as vezes em que há problemas no campo financeiro, ele atinge também as bolsas que são sensíveis". Mas salientou: "não tenho dúvida que economia brasileira alcançou um grau de sustentação pelas condições que nós temos hoje, que dificilmente o Brasil poderá sofrer um problema maior em relação a essa questão". Para o vice-presidente, "aqueles que aplicam em bolsa sem consciência, quase que como um jogo, são os maiores responsáveis" pela crise.

continua após a publicidade