Brasil perde R$ 12,8 bilhões em impostos com pirataria

Rio (AE) – O País perde cerca de R$ 12,8 bilhões em arrecadação de impostos com a venda de produtos pirata nos segmentos de brinquedos, roupas e tênis. A estimativa é da Câmara de Comércio dos EUA e do Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos, a partir de dados de pesquisa encomendada ao Ibope sobre o mercado informal. A projeção é que apenas em São Paulo 1,6 milhão de pessoas compram brinquedos pirateados no prazo de um ano.

A integrante da Câmara de Comércio dos EUA, Solange Machado, explica que, de forma geral, cerca de 80% dos consumidores já comprou produtos falsificados em São Paulo e no Rio de Janeiro. A compra é intencional e motivada pelo preço mais baixo, geralmente pelo menos 50% mais barato. Em São Paulo, 70% dos que fizeram a opção sabiam que estavam adquirindo um produto pirata – taxa bem superior aos 55% no Rio de Janeiro.

A executiva explica que o comércio de produtos pirata no Rio é mais desconcentrado, diversificado entre feiras, ambulantes e outros pontos de vendas. Já em São Paulo, explica Solange, há ?shoppings específicos? de mercadoria informal e a freqüência dessas compras é maior. Ela também explica que os gastos por produto são maiores em algumas das categorias, até pelo poder aquisitivo maior.

Hoje, as duas entidades apresentaram resultados da pesquisa do Ibope para o Rio de Janeiro. No primeiro semestre, havia sido divulgado um levantamento específico para São Paulo. Na mesma ocasião, também foi divulgado o dado nacional de perda de arrecadação com roupas e tênis, ao redor de R$ 9 bilhões, atualizado agora com as projeções sobre o comércio de brinquedos.

Em São Paulo, 31% dos consumidores compraram roupa pirateada nos doze meses anteriores, 21% tênis, 18% relógios, 17% jogos eletrônicos, 16% óculos e 10% canetas – todos os itens informais. A pesquisa divulgada ontem mostra que a maioria dos consumidores sabe que a pirataria contribui para a sonegação.

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