Brasil e EUA fazem acordo para proteger florestas nacionais

O Ibama e o Serviço Florestal do Governo dos Estados Unidos implementam, ainda este mês, acordo de cooperação bilateral que permitirá a troca de experiências entre técnicos e cientistas dos dois países na área de gestão das Florestas Nacionais (Flonas).

As Flonas são unidades de conservação que têm por objetivo promover o manejo dos recursos naturais com ênfase na madeira e outros produtos vegetais, preservar os recursos hídricos e resguardar os sítios históricos e arqueológicos.

O Brasil possui sessenta Flonas que abrigam cerca de 16,5 milhões de hectares representativos dos principais biomas. Com 154 Flonas, num total de 77 milhões de hectares de áreas protegidas nessa categoria, os Estados Unidos são detentores de tecnologias que poderão servir à experiência brasileira na gestão das Florestas Nacionais. As flonas brasileiras também são interessantes aos norte-americanos devido à grande biodiversidade que elas comportam.

Como parte do acordo, o Ibama implementará projetos demonstrativos de uso público em duas florestas nacionais localizadas no sul do país. O projeto prevê ainda a definição de um sistema de informações georreferenciadas que possa interligar as flonas brasileiras. (Hebert França com informações do Ibama).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo