Brasília – O Ministério da Saúde enviou esta semana sete toneladas de medicamentos para o Equador. O objetivo é atender às vítimas da erupção do vulcão Tungurahua, ocorrida no início de fevereiro.
O Equador enviou uma lista solicitando antiinflamatórios, antitérmicos e antibióticos. Segundo a chefe da divisão de projetos da assessoria internacional do Ministério da Saúde, Júlia Costa, todos os medicamentos enviados são genéricos e não há possibilidade de que haja falta no Brasil.
?Nenhum medicamento que é doado pelo Ministério da Saúde faz falta à rede hospitalar brasileira. Eles são medicamentos que nós temos estoque o suficiente, são medicamentos de farmácias básicas. Antes de qualquer doação é verificado o estoque do ministério e é feita uma previsão de quanto nós vamos necessitar. Só depois é que doamos.?
Os medicamentos foram enviados ao Equador em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) na última quarta-feira (5). No próximo dia 17 serão enviados medicamentos à Bolívia para atender às vítimas das enchentes que atingiram o país.
O Brasil doa remédios regularmente para países que sofrem com epidemias, desastres naturais, catástrofes e outros problemas.
As doações são resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde, o Ministério das Relações Exteriores, o Ministério da Defesa, a Casa Civil e o Ministério do Desenvolvimento Social.