Um artefato sem carga explosiva foi encontrado nesta manhã em uma rua residencial de Copacabana, na zona sul do Rio. A bomba, de uso exclusivo do Exército, foi encontrada por moradores junto a uma árvore, em frente ao prédio de número 80, na Rua Anita Garibaldi, na região conhecida como Bairro Peixoto. Policiais militares isolaram o local e acionaram o Esquadrão Antibombas da Polícia Civil, que recolheu o objeto.
Após o recolhimento do artefato, os policiais liberaram a rua ao tráfego. Um laudo ficará pronto em 30 dias e será enviado junto com a bomba para o Exército, que deve abrir inquérito para apurar o caso.
Os investigadores acreditam que alguém deve ter descartado o objeto no local. De acordo com as primeiras análises, o artefato é antigo. Procurada, a Seção de Informações Públicas do Comando Militar do Leste informou que não haveria pronunciamento sobre o assunto.
Todas as favelas de Copacabana estão ocupadas por tropas da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), mas até o momento todas as apreensões de armas e explosivos escondidos por traficantes foram realizadas nos morros.